Hiperbárica Natal

As vasculites são um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por processos inflamatórios da parede do vaso sanguíneo, resultando na alteração do fluxo de sangue e danos vasculares. As síndromes resultantes são consequência da isquemia tecidual, dano vascular e inflamação sistêmica. A maior parte da vasculite é mediada pela deposição vascular de complexos imunes (IC), respostas imunes anormais mediadas por células, anticorpos contra células endoteliais ou contra enzimas lisossômicas de neutrófilos. As vasculites podem ser primária ou secundária ao tecido conjuntivo e às doenças intestinais, medicamentos, tumores ou patologias.

As úlceras de pele vasculítica são manifestações clínicas que decorrem da lesão isquêmica e geralmente são tratadas medicamente pelo controle da doença subjacente com imunossupressores e vasodilatadores sistêmicos.

A oxigenoterapia hiperbárica é utilizada como terapia primária ou adjuvante nas úlceras de vasculites que são resistentes à terapia imunossupressora. A OHB não só melhora a oxigenação dos tecidos isquêmicos, como exerce efeitos benéficos sobre a resposta inflamatória vascular, regulando a ação dos leucócitos, mas também facilita o processo de cicatrização de feridas infectadas promovendo a deposição de colágeno, angiogênese, epitelização e facilitando a morte dependente de oxigênio por leucócitos.