Hiperbárica Natal

A gangrena gasosa é uma patologia causada pela infecção de um tipo específico de bactéria (do gênero Clostridium). É uma doença agressiva, caracterizada pela necrose associada à formação de bolhas de gás dentro dos tecidos. E pode ser complicação após traumas, agressão por animais (peçonhentos ou não) ou ainda de infecções de pele e partes moles.

Observam-se nos pacientes acometidos uma necrose severa das partes do corpo infectadas, com produção de gás; também há intenso mal-estar, com instabilidade da pressão arterial e sintomas gerais (como febre e perda de apetite). Pode ter alta taxa de mortalidade, quando o tratamento é retardado, e procedimentos cirúrgicos são frequentemente necessários.

O tratamento com oxigenoterapia hiperbárica auxilia no tratamento destes pacientes por reduzir a produção de toxinas pelo Clostridium. Também é capaz de melhorar a capacidade de recuperação dos tecidos afetados pela necrose, além de reduzir as bolhas de gás produzidas pela bactéria, diminuindo a dor.

https://emedicine.medscape.com/article/217943-overview

http://actapediatrica.spp.pt/article/viewFile/4264/3165