Hiperbárica Natal

Alguns pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos podem ter uma evolução desfavorável com perda do enxerto ou retalho utilizado para fechar a ferida operatória. As causas mais comumente implicadas com o comprometimento do retalho ou enxerto são por má circulação local, seja por fatores próprios do paciente (diabetes, desnutrição, tabagismo e outras doenças que causem comprometimento dos vasos sanguíneos), ferida desfavorável para fechamento, ou ainda tensão excessiva no fechamento do retalho.

Observamos nestes casos mudança na coloração e aspecto do retalho, principalmente nas bordas, com descolamento, formação de bolhas e até mesmo infecção local. Tais alterações surgem das extremidades e podem caminhar em direção ao centro do retalho caso permaneça sem tratamento.

O uso da oxigenoterapia hiperbárica nestes casos incrementa a taxa de sucesso da pega dos enxertos e retalhos, promovendo uma maior oferta de oxigênio aos tecidos implantados, além de favorecer a proliferação e fortalecimento das estruturas que dão suporte à pele, e propiciar um aumento na multiplicação de vasos sanguíneos que são capazes de nutrir o enxerto.

https://hyperbaricmedicalsolutions.com/wp-content/uploads/2016/08/Effect-of-HBOT-on-grafts-and-flaps.pdf

http://www.txhbo.com/hyperbaric-oxygen-therapy-for-flaps-skin-grafts/