Hiperbárica Natal

As embolias gasosas consistem na simples introdução de ar na corrente sanguínea, é considerada uma condição rara mas, na verdade, ela pode ser sub-diagnosticada. As bolhas podem alcançar a parte venosa ou arterial, gerando diferentes quadros.

As causas são as mais diversas, sendo as mais comuns as que ocorrem por iatrogenias médicas (durante a realização de procedimentos médicos) que não necessariamente incorrem em erro médico. Cirurgia cardíacas, neurocirurgias, pulmonares, ortopédicas, gastrointestinais, ginecológicas e urológicas são uma fonte de embolia gasosa, sobretudo se realizadas por via laparoscópica (cirurgias onde se insufla gás em cavidades do corpo do paciente).

Causas não cirúrgicas são as punções e retiradas de cateteres de grandes vasos sanguíneos, hemodiálise, traumas no tórax por acidentes, reanimação cardiopulmonar e ventilação mecânica.

As bolhas aprisionadas no corpo podem ser dissolvidas ao ser realizar a recompressão do paciente durante a oxigenoterapia hiperbárica.